Um documento “holístico e abrangente” que espelha as patologias reumáticas

Prof.ª Doutora Helena Canhão

Saúde

Um documento “holístico e abrangente” que espelha as patologias reumáticas

“A Saúde das Mulheres em Portugal” foi o tema da conferência, promovida pela Hologic, que decorreu no dia 28 de novembro, no Palacete Tivoli, em Lisboa. A sessão reuniu profissionais de saúde de diversas áreas para apresentar um documento com propostas para a saúde das mulheres. A Prof.ª Doutora Helena Canhão esteve presente em representação da Reumatologia nacional e em entrevista realçou as medidas que lhe concernem. Veja o vídeo.


“As doenças reumáticas são mais frequentes nas mulheres”, começa por referir a Prof.ª Doutora Helena Canhão, explicando que “apesar de provocarem dor, incapacidade e má qualidade de vida são patologias esquecidas”. No entanto, realça que “são muito importantes”, afetando uma grande percentagem de mulheres.

Portanto, no documento, que comtempla “propostas de várias áreas”, é dado o alerta “para a importância das doenças reumáticas e para a necessidade de haver um programa nacional para a saúde musculoesquelética”, sublinha a reumatologista, referindo que se trata de um sumário de propostas “muito holístico e abrangente” que não aborda apenas doença, uma vez que “é muito importante contribuir para a prevenção, diagnóstico precoce, um tratamento adequado e um acesso aos cuidados de saúde”.

Em suma, a Prof.ª Doutora Helena Canhão reitera que “é fundamental espelhada neste documento as patologias reumáticas que são das doenças mais frequentes do ser humano”.


Médico News

Médicos

ou