“A Medicina Geral e Familiar é central para a Saúde das mulheres, dando confiança e soluções”

Dr.ª Vera Pires da Silva

Saúde

“A Medicina Geral e Familiar é central para a Saúde das mulheres, dando confiança e soluções”

“Estas propostas vêm no sentido de harmonizar os recursos que nós temos a nível nacional.” Palavras da Dr.ª Vera Pires da Silva, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, no âmbito da conferência “A Saúde das Mulheres em Portugal”, promovida pela Hologic. Veja as declarações, em vídeo, da especialista que destaca as algumas das medidas propostas.


A Dr.ª Vera Pires da Silva começa por destacar que “a Medicina Geral e Familiar é uma especialidade muito generalista, portanto, qualquer proposta se aplica”, afirma, enunciando três. Na área do planeamento familiar e contraceção, a especialista refere que “é importante que todas as mulheres tenham acesso a métodos contracetivos e que os mesmos se adaptem às suas necessidades”, uma vez que considera “importantíssimo que tenham acesso à contraceção”. Ainda no mesmo campo, a Dr.ª Vera Pires da Silva afirma que a interrupção voluntária da gravidez (IVG) deve ser realizada “de forma segura e atempada e em locais que as mulheres saibam onde recorrer”.

“É importantíssimo investir na Saúde Mental em Portugal”, reitera a especialista, clarificando que “precisam de mais apoio da Psiquiatria e mais psicólogos para não se recorrer tanto à medicação e se conseguir que as mulheres arranjem estratégias”. Como último ponto, a Dr.ª Vera Pires da Silva aborda a área oncológica: “alertar para a importância dos rastreios e a necessidade de aumentar a literacia em saúde para que as mulheres possam desenvolver a sua vida e os seus projetos de vida de forma saudável e feliz.”

Questionada sobre o papel da Medicina Geral e Familiar no acompanhamento das mulheres, a Dr.ª Vera Pires da Silva sublinha que a especialidade “é fundamental” e que “funciona como porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, e remata: a MGF é central para a saúde das mulheres e estamos sempre a par das soluções e queremos sempre ajudar mais e por isso é que estamos aqui neste documento”.


Médico News

Médicos

ou