“Objetivos claros e metas calendarizadas”: o desenho da estratégia urgente para a Saúde da mulher
Quarta-feira, 07 Dezembro 22 17:52

Saúde
“Objetivos claros e metas calendarizadas”: o desenho da estratégia urgente para a Saúde da mulher
Quarta-feira, 07 Dezembro 22 17:52
O Palacete Tivoli, em Lisboa, foi palco da conferência “A Saúde da Mulheres em Portugal” que decorreu dia 28 de novembro. Em entrevista à Médico News, a Dr.ª Maria de Belém Roseira, presidente do grupo de trabalho, abordou o propósito da reunião, destacando a sua importância. Veja o depoimento em vídeo.
A Dr.ª Maria de Belém Roseira esclarece que é fulcral “resolver as desigualdades que existem relativamente aos indicadores de saúde das mulheres”, uma vez que “elas vivem mais, mas com mais anos de doença”, afirma, considerando que “é uma grande carga que é evitável”.
Neste sentido, com o contributo de “várias sociedades científicas” foi criado um documento que comtempla propostas de todas as especialidades “que têm algo a acrescentar para valorizar este artigo”, explica a presidente do grupo de trabalho, acrescentando que o objetivo é “apostar na identificação das prioridades e na prevenção”, frisa, referindo que “ainda vão receber mais inputs de outras sociedades que não puderam participar no início”.
Como ponto final na conversa, a Dr.ª Maria de Belém Roseira reitera que “se conseguiu uma coisa boa no domínio daquilo que está ao alcance da saúde e uma organização social favorável ao desenvolvimento equilibrado e harmonioso”, no entanto, agora é preciso “o envolvimento de todos os setores da sociedade – público, privado, social – para se tentar contribuir para a redução das desigualdades, do sofrimento e das injustiças”. E conclui: “essa é a função de quem decide, é ir sempre tomando decisões no bom sentido.”