“Prevenção, rastreio e literacia”: os pilares para uma melhor abordagem à Saúde oncológica das mulheres

Dr.ª Paula Chaves

Saúde

“Prevenção, rastreio e literacia”: os pilares para uma melhor abordagem à Saúde oncológica das mulheres

“Propostas para facilitar o acesso das mulheres aos cuidados de saúde e para promover a literacia em Oncologia.” Palavras da Dr.ª Paula Chaves, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sobre o documento apresentado na conferência “A Saúde das Mulheres em Portugal”. A Médico News conversou com a especialista que explanou a forma ideal de abordar estas neoplasias: a prevenção e rastreio. Veja o vídeo.


“A literacia em Oncologia é fundamental para uma abordagem correta das neoplasias”, afirma a Dr.ª Paula Chaves, apontando que o objetivo “é que as mulheres tenham precocemente acesso aos cuidados de saúde”. Neste sentido, reitera que “há duas coisas fundamentais em Oncologia: a prevenção e o rastreio”.

Sobre a prevenção, a Dr.ª Paula Chaves sugere que “é talvez a forma ideal de manejar o cancro”. Já sobre o diagnóstico precoce reitera: “é seguramente o primeiro passo para uma terapêutica de sucesso” –, acrescentando que “para isso é necessário que sejam diagnosticadas precocemente”.

Noutra perspetiva, a Dr.ª Paula Chaves refere que “quanto mais informação as mulheres tiverem sobre cancro também melhor o manejo destes casos” e conclui com os três aspetos que considera mais importantes: “prevenção, rastreio e literacia”.


Médico News

Médicos

ou