Lidocaína em gel, um novo aliado para procedimentos ginecológicos em ambulatório

Dr.ª Maria João Carvalho

Ginecologia

Lidocaína em gel, um novo aliado para procedimentos ginecológicos em ambulatório

Durante a 11.ª Reunião Nacional da Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC), a Gedeon Richter patrocinou uma sessão científica intitulada “DOR – problema real no ambulatório de ginecologia?”, na qual a Dr.ª Maria João Carvalho falou sobre um anestésico tópico exclusivo para a Ginecologia. No final, a Médico News teve a oportunidade de conversar com a especialista do Hospital CUF Coimbra que fez um breve resumo das principais mensagens partilhadas. Assista ao vídeo do depoimento.

Segundo a Dr.ª Maria João Carvalho, Lidbree® “é uma nova oportunidade”, já que se trata de “um anestésico local em gel que não tem as implicações de segurança da formulação injetável” e “os estudos apontam para ótimos resultados em procedimentos sobre a cavidade endometrial e até apenas cervical”.

Depois de dar alguns exemplos de intervenções em que esta opção é especialmente útil, a especialista salienta que ainda não existia “nenhuma opção em anestésico local com esta forma farmacêutica em gel sem toda a necessidade do equipamento de reanimação, intubação e oxigénio inerente à utilização da formulação injetável” e, por outro lado, “é fácil de adquirir na farmácia de ambulatório por parte das senhoras”.

Outra vantagem igualmente referida pela palestrante é a diminuição da ansiedade “e todas as implicações que isso tem em termos de perceção da dor”. “Se tivermos uma ferramenta que nos permita melhorar essa experiência e ser mais favorável, tem, obviamente, grandes vantagens”, conclui.

Além da apresentação da Dr.ª Maria João Carvalho, a sessão contou ainda com a palestra da Dr.ª Rita Moutinho focada na “Valorização e controlo da dor”, sob moderação da Dr.ª Fátima Palma, presidente da SPDC.


Médico News

Médicos

ou