Anestesia com formulação em gel para ultrapassar um “problema real no ambulatório de Ginecologia”
Quarta-feira, 16 Novembro 22 15:16
Dr.ª Fátima Palma
Ginecologia
Anestesia com formulação em gel para ultrapassar um “problema real no ambulatório de Ginecologia”
Quarta-feira, 16 Novembro 22 15:16
“DOR – problema real no ambulatório de ginecologia?” foi a pergunta que serviu de mote para a sessão científica patrocinada pela Gedeon Richter no âmbito da 11.ª Reunião Nacional da Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC) e que a moderadora, Dr.ª Fátima Palma, tentou responder em entrevista à Médico News. A presidente da SPDC comenta ainda alguns dos tópicos apresentados pelas especialistas convidadas a palestrar na sessão. Assista às declarações em vídeo.
Respondendo à questão que serviu de tema à sessão, a Dr.ª Fátima Palma afirmou que existe, de facto, um problema real “porque há uma série de procedimentos em Ginecologia que estão associados à dor”, havendo algumas situações em que a mesma é subvalorizada. E, por isso, “pode ser importante desenvolver alguns protocolos” que tenham em consideração alguns aspetos nomeados pela moderadora da sessão.
Para concluir, a presidente da SPDC referiu as situações para as quais a nova formulação de lidocaína em gel, Lidbree®, poderá ser útil, não só pelo lado anestésico, como também na redução ou eliminação “dos receios que as mulheres têm” relativamente aos procedimentos em ambulatório.
A sessão moderada pela Dr.ª Fátima Palma contou com as palestras da Dr.ª Rita Moutinho e da Prof.ª Doutora Maria João Carvalho, respetivamente, sobre “Valorização e controlo da dor” e “Lidbree®, anestésico tópico exclusivo para a ginecologia”.