Viver com VIH: “O estigma e a ansiedade percecionados ou reais são uma constante no dia a dia”
Segunda-feira, 21 Novembro 22 11:57
Dr.ª Patrícia Pacheco
Infecciologia
Viver com VIH: “O estigma e a ansiedade percecionados ou reais são uma constante no dia a dia”
Segunda-feira, 21 Novembro 22 11:57
“Que desafios enfrentam as pessoas que vivem com VIH?” e “Somos todos iguais?” foram os temas que encerraram o primeiro dia de trabalho da Reunião, organizada pela ViiV Healthcare, que decorreu no Centro Cultural de Belém, a 4 e 5 de novembro. A Dr.ª Patricia Pacheco, infecciologista do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, em entrevista à Médico News, realçou, no papel de moderadora das sessões, a importância de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH. Veja o vídeo.
De forma a descrever o objetivo primordial das sessões, a Dr.ª Patrícia Pacheco considera que “se resumem a ouvir os doentes, dar-lhes voz, saber quais são as suas ansiedades e frustrações e ainda, enquanto profissionais de saúde, saber como atuar para contribuir para o aumento da qualidade de vida”, enumera.
“A segunda sessão contou com três apresentações, três descrições de casos clínicos conduzidos pelas Dras. Cátia Caldas, Teresa Batista e Raquel Pinho”, explica a infecciologista, acrescentando que “os casos foram todos diferentes, mas com uma temática transversal: o estigma e a vivência profundamente ansiosa que as pessoas que têm VIH enfrentam no seu dia a dia, ainda 41 anos depois desta epidemia global ter começado”, sublinha.
“Efetivamente, o estigma percecionado ou real é uma constante na vida destas pessoas”, refere ainda a Dr.ª Patrícia Pacheco, destacando, de entre os casos apresentados, “uma carta escrita por uma mulher com VIH que explana de uma forma brilhante e sentida o que é viver com a doença atualmente”, conclui.