Uma reunião centrada no doente
Quinta-feira, 03 Novembro 22 11:25
Prof. Doutor Luís Taborda Barata
Alergologia
Uma reunião centrada no doente
Quinta-feira, 03 Novembro 22 11:25
Na qualidade de presidente de honra da 43.ª Reunião Anual da SPAIC, o Prof. Doutor Luís Taborda Barata concedeu uma entrevista à My Alergologia, na qual explicou a escolha do mote que orientou o programa e a sua importância no contexto da Imunoalergologia nacional. Assista o vídeo.
Referindo-se a 43.ª Reunião da SPAIC, o Prof. Doutor Luís Taborda Barata sublinhou a relevância deste encontro, que no percurso da SPAIC, ficará na memória “como a primeira reunião presencial após a pandemia COVID-19” e se destacará pelo foco escolhido pela Organização – “os cuidados centrados no doente.”
A propósito do mote da Reunião da SPAIC de 2022, o imunoalergologista afirma que este “se reveste de uma importância fundamental”, por ser o doente “o motivo da existência da Imunoalergologia como especialidade médica”.
Com o objetivo de elaborar sessões que visem oferecer os melhores cuidados ao doente e melhorar a sua qualidade de vida, que o desenho do programa desta edição contemplou projetos de investigação “nas áreas mais caras à Imunoalergologia, como a dermatite atópica, rinite alérgica, urticária, imunodeficiências, entre outras”. Concretizando, o programa surge assim “variado e multifacetado”, constituído por workshops, cursos, seminários e sessões Meet the Professor, “o que permite aos participantes atualizarem o conhecimento em Imunoalergologia, nas mais diversas vertentes.”
Outra das razões justificativas para o lema desta edição, apontadas pelo Prof. Doutor Luís Taborda Barata, “consiste na importância da participação ativa e responsabilização dos doentes na prestação dos seus próprios cuidados de saúde”. Conforme elucidou, tal “implica parcerias dinâmicas entre clínicos e doentes e a persecução de objetivos comuns entre ambas as partes, num percurso que vai desde a prevenção à reabilitação, conforme preconizado no programa da comissão europeia Horizonte Europa”, conclui.