“Trabalhar em colaboração multidisciplinar com a Neurologia para um melhor diagnóstico”
Quinta-feira, 01 Dezembro 22 10:43

Dr.ª Lurdes Santos
Infecciologia
“Trabalhar em colaboração multidisciplinar com a Neurologia para um melhor diagnóstico”
Quinta-feira, 01 Dezembro 22 10:43
“Infeções virais do sistema nervoso central” é o tema do quarto Curso Pré-Congresso, que marcou o início do XV Congresso Nacional de Doenças Infeciosas de Microbiologia Clínica e XIII Congresso Nacional VIH/SIDA. Em entrevista, a Dr.ª Lurdes Santos, especialista em Infecciologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, explana os temas-chave discutidos ao longo do curso. Veja o vídeo.
A Dr.ª Lurdes Santos começa por referir que “além das infeções do sistema nervoso central, durante o curso tentaram “expandir o leque, dado que há sobreposição entre as infeções e outras doenças, nomeadamente doenças autoimunes que, muitas vezes, surgem a complicar a infeção”, explica a especialista.
Neste sentido, partilha: “nós trabalhamos sempre em colaboração multidisciplinar com a Neurologia porque são dois âmbitos em que as doenças infecciosas e as neurológicas se sobrepõe e nas quais o diagnóstico é muito difícil.”
Questionada sobre as mensagens principais que o curso pretende transmitir, a Dr.ª Lurdes Santos realça a “complexidade destas situações”, deixando o alerta de que “ninguém pode trabalhar sozinho”. É necessário “trabalhar em equipa com a colaboração multidisciplinar da imagem e do laboratório”, e tentar, no fundo, “pensar no diagnóstico, investigar exaustivamente e pedir a colaboração de outras especialidades quando é necessário”, remata.