Resultados do estudo PORTRAIT-DYS evidenciam “percentagem significativa de doentes” que precisa de uma alternativa às estatinas
Sexta-feira, 29 Novembro 24 09:33
Francisco Araújo
Medicina Interna
Resultados do estudo PORTRAIT-DYS evidenciam “percentagem significativa de doentes” que precisa de uma alternativa às estatinas
Sexta-feira, 29 Novembro 24 09:33
Coube ao presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, Francisco Araújo, fazer a introdução do simpósio “Intolerância às estatinas em Portugal: resultados do estudo PORTRAIT-DYS”, patrocinado pela Daiichi Sankyo, no âmbito do XXXII Congresso Português de Aterosclerose. No final, a News Farma conversou com o especialista a propósito das mensagens a reter desta análise e de “uma ferramenta importante no tratamento destes doentes intolerantes”. Veja o vídeo.
De forma sumária, Francisco Araújo explica que o estudo PORTRAIT-DYS permitiu perceber “que numa população representativa do Norte de Portugal, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos”, 10,5% das pessoas eram intolerantes às estatinas, tendo em conta “critérios muito rigorosos” como os que foram utilizados no estudo CLEAR Outcomes.
“Há uma percentagem significativa de doentes em que as ferramentas que estão a ser utilizadas não são eficazes e precisamos de ter novas estratégias”, sublinha o especialista, listando algumas alternativas terapêuticas, entre as quais o ácido bempedoico.
Sobre este fármaco, Francisco Araújo partilha alguns dados do seu uso em monoterapia e em associação com ezetimiba, que fazem com que esta seja “uma ferramenta importante no tratamento” dos doentes intolerantes às estatinas.