Regime duplo de dolutegravir/lamivudina: robustez e ensaios clínicos colocam terapêutica noutro patamar

Prof. Doutor Vítor Duque

Prof. Doutor José M. Gatell

Infecciologia

Regime duplo de dolutegravir/lamivudina: robustez e ensaios clínicos colocam terapêutica noutro patamar

A Reunião “Inovação em ação – Individualização dos Cuidados VIH”, organizada pela ViiV Healthcare, decorreu nos dias 4 e 5 de novembro, no Centro Cultural de Belém. Em declarações à Médico News, o Prof. Doutor Vítor Duque e o Prof. Doutor Jose Gatell, que integraram o primeiro painel do encontro, realçaram as novidades apresentadas em Glasgow relativamente à combinação terapêutica dolutegravir/lamivudina. Veja os depoimentos em vídeo.


Questionado sobre a utilização de Dovato em doentes com T CD4+ inferior a 200 células, comparativamente com regimes de três fármacos, o Prof. Doutor Vítor Duque, na qualidade de moderador da sessão, afirma que “os estudos demonstram que a eficácia é extremamente elevada e sobreponível àquilo que acontece com associações de três fármacos”. Neste sentido, o diretor do Serviço de Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) aponta que este regime “deve ser utilizado na vida real”.

Sobre a sessão, o Prof. Doutor Vítor Duque salienta que “foi um momento importante com bastante informação sobre as novidades apresentadas no HIV Glasgow que permitiu colocar o Dovato noutro patamar” no que refere à sua “utilização independentemente da contagem de linfócitos CD4 e do nível de viremia plasmática”.

Já na perspetiva de preletor da sessão, o Prof. Doutor Jose Gatell começa por clarificar que “os doentes que iniciam tratamento com menos de 200 linfócitos CD4 podem responder pior com qualquer regime”, refere, esclarecendo que “este foi um tipo de análises que se apresentou em Glasgow”.

“Neste congresso, apresentaram-se atualizações de diversos estudos sobre Dovato”, acrescenta o Prof. Doutor Jose Gatell, concluindo que se tratava de um ensaio em doentes naïve e outro em virologicamente suprimidos.


Médico News

Médicos

ou