Refugiados e doenças infecciosas: rastreio e vigilância na Europa
Segunda-feira, 05 Dezembro 22 16:12
Prof. Doutor Saraiva da Cunha
Infecciologia
Refugiados e doenças infecciosas: rastreio e vigilância na Europa
Segunda-feira, 05 Dezembro 22 16:12
A marcar a manhã do terceiro dia do XV Congresso Nacional de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica e XIII Congresso Nacional de VIH/SIDA teve lugar a conferência “Refugees and Infectious Diseases”. Na qualidade de presidente da sessão, o Prof. Doutor Saraiva da Cunha conversou com a Médico News sobre a preleção do Dr. Teymur Noori. Veja o vídeo.
O Prof. Doutor Saraiva da Cunha começa por realçar que a conferência “focou-se especificamente nos refugiados ucranianos”, afirma, acrescentando que foi partilhada uma “dimensão do problema, apontando os números que se conhecem da imigração ucraniana”.
A par dos números o especialista refere que foi igualmente discutido “o conjunto de documentos que o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) produziu para auxiliar os países a lidar com esta população deslocada”, afirma, enunciando que o Dr. Teymur Noori “apresentou [também] as doenças infeciosas que deveriam ser objeto de rastreio nesta população”.
Em suma, o Prof. Doutor Saraiva da Cunha conclui que “as doenças infecciosas são um ponto nos cuidados de saúde a prestar a esta população, porém eles apresentam muitos outros problemas”, associados ao alojamento, educação, mercado de trabalho ou ainda Saúde Mental.