Projetos de “excelência” que contribuem para os dados do panorama atual português

Prof.ª Doutora Perpétua Gomes

Infecciologia

Projetos de “excelência” que contribuem para os dados do panorama atual português

A marcar a manhã do segundo dia de trabalhos do XV Congresso Nacional de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica e XIII Congresso Nacional de VIH/SIDA teve lugar a mesa-redonda “VIH, Portugal, anos 20: Viragem ou continuação?”. A Prof.ª Doutora Perpétua Gomes, presidiu a sessão, e em entrevista à Médico News refletiu a importância dos projetos apresentados. Veja o vídeo.

 

A Prof.ª Doutora Perpétua Gomes começou por frisar que “foi uma mesa de excelência” que iniciou com a apresentação do projeto “Best Hope”, por parte da Dr.ª Ana Abecasis. Consiste num estudo, que envolveu hospitais de norte a sul do país, sobre os novos diagnósticos entre 2014 e 2019, e cujos resultados foram “muito interessantes, nomeadamente que o grupo dos heterossexuais é aquele que apresenta maiores de resistência transmitida”, refere a especialista, considerando que “é um problema que temos de pensar no futuro de forma a diminuir o número.”

Posteriormente, a Dr.ª Inês Vaz Pinto apresentou o projeto FOCUS, realizado no Hospital de Cascais, que se traduz numa importância investigação “para se conseguir identificar novos infetados, de forma a poder tratá-los e assim contribuir para a diminuição da transmissão na comunidade”, partilha a Prof.ª Doutora Perpétua Gomes.

Como terceira preleção, a Dr.ª Rosário Serrão trouxe “os desafios presentes e futuros no tratamento da infeção VIH”, afirma, acrescentando que “estes três projetos contribuíram para se saber qual é o panorama atual e como estão os dados em Portugal”, conclui.

Médico News

Médicos

ou