Plataforma BI CSP “permite conhecer o volume de doentes com pressão arterial controlada”
Sexta-feira, 24 Fevereiro 23 11:47

Dr. Nuno Capela
Medicina Geral e Familiar
Plataforma BI CSP “permite conhecer o volume de doentes com pressão arterial controlada”
Sexta-feira, 24 Fevereiro 23 11:47
Questionado sobre a possibilidade de conhecer o grau de incumprimento da terapêutica anti-hipertensora dos doentes a partir da base de dados à disposição do médico de família, o Dr. Nuno Capela clarificou que “plataformas como o BI CSP permitem perceber qual é a percentagem de doentes que efetivamente está abaixo de um determinado cut off de pressão arterial”. Assista ao depoimento em vídeo.
No entanto, o especialista alertou para possíveis erros de interpretação dos dados: “Não significa que a percentagem complementar corresponda ao total de não cumpridores, porque a ausência de um registo de pressão arterial é lida como um incumprimento pelo sistema de informação como está agora”.
Portanto, exemplificou, “se 52 % da população com uma pressão arterial abaixo de 150/90 mmHg não se pode afirmar que 48 % da população está com a pressão arterial acima de 150/90 mmHg.”
Como nota final, o Dr. Nuno Capela referiu que “a definição oficial de cut off compete à tutela e não aos médicos, embora a evidência médica recomende os valores de cut off nos 140/90 mmHg”.