“O que há de novo nas hepatites?” A resposta do Prof. Doutor Rui Tato Marinho
Segunda-feira, 05 Dezembro 22 16:03

Prof. Doutor Rui Tato Marinho
Infecciologia
“O que há de novo nas hepatites?” A resposta do Prof. Doutor Rui Tato Marinho
Segunda-feira, 05 Dezembro 22 16:03
O Prof. Doutor Rui Tato Marinho, diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais e infecciologista do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, esteve presente na conferência “O que há de novo nas hepatites?”, no XV Congresso Nacional de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica e XIII Congresso Nacional de VIH/SIDA. Em entrevista à Médico News, o especialista destaca as mensagens-chave da sua preleção. Veja o vídeo.
“O fígado e as hepatites ainda existem”, começa por partilhar o Prof. Doutor Rui Tato Marinho, apontando que são as principais mensagens e realça ainda que existem “instrumentos fantásticos, descobertos pela Medicina, em termos de eficácia, por exemplo, da vacina para a hepatite B, do tratamento da hepatite C e dos testes de diagnóstico” que considera que “deviam ser aplicados para salvar mais vidas”.
Como outra mensagem a transmitir o infecciologista alerta “toda a gente, sem exceção, de que devem fazer a análise da hepatite B, C ou HIV pelo menos uma vez na vida”, afirma, sublinhando que “há vacinas e tratamentos disponíveis”.
Questionado sobre os principais desafios futuros, o Prof. Doutor Rui Tato Marinho frisa que “realizar os testes e vacinar mais para a hepatite B” é uma prioridade e conclui, referindo que existem alguns aspetos que querem ver melhorados.