“O bem-estar sexual é fundamental à Saúde do doente”

Dr. Isaac Braga

Oncologia

“O bem-estar sexual é fundamental à Saúde do doente”

O projeto “Cancro sem Temor”, uma iniciativa do IPO do Porto, regressou este mês de janeiro com o lançamento de um episódio intitulado “Na saúde e na doença”, dedicado à sexualidade dos doentes oncológicos. Um dos participantes no podcast foi o urologista Dr. Isaac Braga, do IPO Porto, que em entrevista reforça a importância do tema e como o doente e o clínico devem atuar em benefício da saúde sexual.

 

“Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma vida saudável contempla bem-estar físico, psíquico, social, mas também sexual. A sexualidade não pode se relegada para segundo plano”, introduz o Dr. Isaac Braga. O especialista considera fundamental o doente oncológico ser questionado ou lhe ser dada à abertura necessária para abordar a sua saúde sexual.

O podcast surge com o objetivo de ser um chamada de atenção para esta necessidade de clarificar que a sexualidade deve ser vivida com a maior normalidade possível, no caso do doente oncológico, com algumas adaptações, mas no sentido de tornar a vida sexual o mais satisfatória possível.

O Dr. Isaac Braga assume que existem desafios, visto que a doença oncológica tem um impacto incontornável na saúde sexual, desde o momento do diagnóstico até às complexidades físicas dos tratamentos adjacentes. A discussão do tema também levanta reservas, visto que existe um tabu associado à sexualidade, que por vezes complica a comunicação entre doentes e médicos, uma dificuldade que deve ser combatida.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

Médico News

Médicos

ou