Nova modalidade de ablação de FA no Hospital de Santa Marta

Cardiologia

,

Cirurgia

Nova modalidade de ablação de FA no Hospital de Santa Marta

O Hospital de Santa Marta implementou um novo procedimento inovador de ablação por cateter no tratamento da fibrilhação auricular (FA). O Prof. Doutor Mário Oliveira, coordenador da Unidade Autónoma de Arritmologia, Pacing e Eletrofisiologia, explicou à Médico News as particularidades deste método cirúrgico e a sua importância.

“O princípio da fibrilhação auricular é o isolamento elétrico das veias pulmonares, que são as estruturas do coração que dão origem à anomalia. Com este método podemos realizar esse isolamento através de um cateter com uma única introdução”, explica o Prof. Doutor Mário Oliveira.

Esta alternativa mostra mais-valias comparada com a tradicional radiofrequência são realizadas aplicações com o cateter ponto-a-ponto, o que é significativamente mais demorado. Este novo cateter em formato “balão” permite fazer o isolamento integral da veia pulmonar de uma só vez e, em simultâneo, fazer o mapeamento tridimensional da geometria e da eletricidade de toda a aurícula.

“A grande vantagem é podermos fazer a ablação de uma forma mais rápida, fácil e segura. Não estamos a mudar a estratégia de tratamento da arritmia, mas com este cateter mais complexo, conseguimos ter um controlo rigoroso da voltagem elétrica do coração”, acrescenta.

O Hospital de Santa Marta surge como pioneiro na utilização deste método, mas comprovada a sua eficácia e segurança, o procedimento deve prontamente expandir-se a outros centros a nível nacional.


Médico News

Médicos

ou