Medicina humanizada: “Cada doente tem uma história única e devemos escutá-lo ativamente”

Prof. Doutor David Ângelo

Saúde

Medicina humanizada: “Cada doente tem uma história única e devemos escutá-lo ativamente”

A Medicina humanizada é um conceito que explora uma abordagem personalizada ao doente assente na empatia e na compreensão das suas necessidades. O Prof. Doutor David Ângelo é um forte defensor desta postura na prática clínica e explica as razões. Veja a entrevista ao diretor clínico do Instituto Português da Face.

O Prof. Doutor David Ângelo afirma que a Medicina humanizada é um conceito amplo, mas que se prende sobretudo com escutar atenciosamente o doente, compreender os seus medos e preocupações, criar uma ligação de confiança e compaixão, de forma a envolvê-lo ativamente na escolha das opções terapêuticas.

As principais barreiras a esta prática que o clínico encontra são a falta de tempo, que considera essencial para um estreitar de laços entre profissional de saúde e doente, as diferentes personalidades dos médicos que nem sempre coincidem com a disposição e carisma necessários para comunicar desta forma desafiante, e a necessidade de uma transparência e humildade para explicar de forma científica as opções terapêuticas e deixar que o doente participe diretamente na escolha.

Médico News

Médicos

ou