“Insistir na vigilância e monitorização para o bem-estar dos doentes”: o passo para melhorar a prática clínica
Quinta-feira, 01 Dezembro 22 10:42
Cristina Valente
Infecciologia
“Insistir na vigilância e monitorização para o bem-estar dos doentes”: o passo para melhorar a prática clínica
Quinta-feira, 01 Dezembro 22 10:42
O XV Congresso Nacional de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica e o XIII Congresso Nacional VIH/SIDA arrancou dia 30 de novembro, com a realização de quatro Cursos Pré-Congressos. A Dr.ª Cristina Valente, na qualidade de coordenadora do curso “VIH: Melhorar a prática clínica”, abordou em entrevista à Médico News o objetivo primordial do mesmo. Veja o vídeo.
A infecciologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra começa por sublinhar que se trata de “curso muito prático”, uma vez que “ao longo dos anos verificou-se que o foco de cuidado do doente com VIH deve ser o seu bem-estar”. Neste sentido, refere que os infecciologistas “já não estão tão preocupados com doenças oportunistas, mas sim com o impacto da terapêutica antirretroviral e do envelhecimento”.
Com base nesta mudança de paradigma, a Dr.ª Cristina Valente esclarece que o Curso tem como objetivo “insistir na testagem, no diagnóstico, no onde, como e quando e na avaliação das doenças respiratórias mais comuns, da doença hepática e das doenças sexualmente transmissíveis”, afirma, recordando que todas as pessoas se devem “testar pelo menos uma vez na vida”.
Questionada sobre as principais mensagens passadas no Curso, a infecciologista realça: “Estarmos mais atentos como clínicos à testagem e ao rastreio da infeção VIH e no doente seguido em consulta dar mais atenção à vigilância do seu bem-estar e qualidade de vida” –, reitera a Dr.ª Cristina Valente, concluindo que esse é o alvo a atingir.