Inovação, aprendizagem e conhecimento marcam Reunião “Ação em Inovação – Individualização dos Cuidados VIH”

Fernando Maltez

Infecciologia

Inovação, aprendizagem e conhecimento marcam Reunião “Ação em Inovação – Individualização dos Cuidados VIH”

“A individualização da terapêutica é e será sempre um aspeto muito importante na prescrição médica.” Palavras do Prof. Doutor Fernando Maltez no rescaldo da Reunião “Ação em inovação – individualização dos cuidados em VIH”, organizada pela ViiV Healthcare, que decorreu a 4 e 5 de novembro no Centro Cultural de Belém. Em entrevista, o infecciologista e o anfitrião do encontro realçou a aprendizagem e o conhecimento. Veja o vídeo.


O Prof. Doutor Fernando Maltez começa por reiterar que “a escolha terapêutica para um doente deve ser feita caso a caso tendo em conta as características do doente, nomeadamente se tem comorbilidades, se há gravidez, qual é o valor dos linfócitos CD4, da carga vírica e as características do regime que se quer utilizar”, enumera.

Portanto, é o conjunto que vai conduzir à individualização da terapêutica que será sempre “um aspeto importante hoje e no futuro”, uma vez que há regimes adaptáveis a determinados doentes e outros. Ou seja, por muito que haja evolução na terapêutica antirretrovírica terá sempre de haver individualização do tratamento, explica o infecciologista.

Sobre a reunião, o Prof. Doutor Fernando Maltez afirma que “correu muito bem, foi muito participada e discutiram-se aspetos fundamentais relacionados com o novo paradigma da terapêutica antirretrovírica”, defende, concluindo que é “uma mais-valia para os doentes”.


Médico News

Médicos

ou