Fertilidade: “A patologia tiroideia é a componente mais importante neste enquadramento global”
Quarta-feira, 29 Março 23 18:00
Dr. David Barbosa
Especial Tiroide
Fertilidade: “A patologia tiroideia é a componente mais importante neste enquadramento global”
Quarta-feira, 29 Março 23 18:00
Assistente hospitalar de Endocrinologia no Hospital Garcia de Orta, o Dr. David Barbosa participou na presente edição do Projeto Especial Tiroide, partilhando a visão do endocrinologista. Veja a entrevista em vídeo sobre a temática “Hipotiroidismo e Fertilidade”.
“O hipotiroidismo abarca um largo espectro de gravidade clínica desde alterações subclínicas até um défice de hormona com situações de risco de vida”, começa por sublinhar o Dr. David Barbosa. “Na fertilidade há inúmeros players que interferem sendo o sistema endócrino uma componente bastante importante neste enquadramento global”, afirma, reiterando que “dentro do sistema endócrino a patologia tiroideia é a mais prevalente disfunção que se encontra nesta população” o que denota “a importância brutal da avaliação destes doentes”.
Sobre as alterações que o hipotiroidismo pode provocar o endocrinologista explica, numa primeira fase, que as alterações diferem no sexo feminino e masculino. “Na mulher o hipotiroidismo pode contribuir para anovulação e para defeitos na fase lútea”, realça, acrescentando que “alguns mostraram que as mulheres com hipotiroidismo têm uma taxa de fertilidade menor do que mulheres eutiroideias”. Relativamente ao homem, o Dr. David Barbosa refere que “o hipotiroidismo também pode causar alterações da fertilidade por diminuição dos níveis de testosterona e pelo aumento dos níveis de prolactina”.
Como resposta a estas alterações, o endocrinologista aponta que, no caso das mulheres “estas devem ser avaliadas na pré-conceção e de forma muito apertada no primeiro trimestre de gravidez com monitorização dos níveis das hormonas tiroideias idealmente numa consulta especializada de endocrinologia e gravidez”.