Especialistas alertam para os riscos associados ao “uso e abuso” de corticoides sistémicos orais na asma grave
Segunda-feira, 01 Fevereiro 21 00:00
Cláudia Chaves Loureiro
Pneumologia
Especialistas alertam para os riscos associados ao “uso e abuso” de corticoides sistémicos orais na asma grave
Segunda-feira, 01 Fevereiro 21 00:00
Foram recentemente publicados no Pulmonology Journal os resultados do estudo ROSA (Reducing Oral corticoteroids in Severe Asthma) que derivou de uma discussão interpares das especialidades médicas de Imunoalergologia e Pneumologia. Deste estudo resultou um documento nacional de consenso que alerta para os riscos associados ao “uso e abuso” de corticosteroides sistémicos (CS) orais no tratamento do doente com asma grave. Em entrevista ao Médico News, a Prof.ª Doutora Cláudia Chaves Loureiro, pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, além de uma das autoras deste estudo, reforçou a mensagem de que “é imperioso” que o uso de corticoides sistémicos orais seja “racionalizado e minimizado”, propondo-se, sempre que possível, a substituição da corticoterapia sistémica por outras “estratégias terapêuticas disponíveis”.
Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo