Enriquecer a Cardiologia portuguesa através de um encontro rico e de relevo científico
Segunda-feira, 31 Outubro 22 10:33

Cardiologia
Enriquecer a Cardiologia portuguesa através de um encontro rico e de relevo científico
Segunda-feira, 31 Outubro 22 10:33
Lisboa foi pela segunda vez, numa história com mais de 20 anos, o palco do encontro da European Society of Cardiology (ESC) – o EuroThrombosis, EuroVessels 2022 – que decorreu entre 20 e 22 de outubro. O Prof. Doutor João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia e coordenador do Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria, foi o chair do congresso, que, em entrevista, sublinha a tradição e o elevado valor científico. Veja o depoimento em vídeo.
O Prof. Doutor João Morais inicia a conversa referindo que “é importante recordar que esta é uma reunião que junta, pela primeira vez, dois importantes grupos de estudo da ESC – Working Group on Thrombosis e Working Group on Aorta and Peripheral Vascular Diseases” –, afirma. Trata-se de um congresso com “muita tradição” que até à edição anterior era organizado somente pelo Working Group on Thrombosis.
Relativamente ao programa científico, o chair do encontro realça o valor do mesmo e da faculty, reiterando que contaram com “um excelente painel de especialistas europeus”, o que permitiu culminar num “programa rico e de grande relevo do ponto de vista científico”, explica. A acrescentar aos especialistas habituais, o Prof. Doutor João Morais refere que contam sempre com participantes novos com “trabalho notável de investigação” e partilha que “receberam mais de 150 abstracts e 30 casos clínicos nas várias áreas”.
Questionado sobre a importância da realização deste tipo de eventos em Portugal para o enriquecimento da Cardiologia portuguesa, o Prof. Doutor João Morais declara que esse é um dos objetivos primordiais, o desenvolvimento. Por conseguinte, refere que “é sua obrigação trazer um número significativo de portugueses” e na presente edição puderam contar com especialistas da área cardiológica, Medicina Interna e Cirurgia Vascular, conclui.