Dia Mundial da Tuberculose: HGO assegura consultas descentralizadas

Dr. Nuno Marques

Infecciologia

Dia Mundial da Tuberculose: HGO assegura consultas descentralizadas

O Serviço de Infecciologia do Hospital Garcia de Orta (HGO) estabeleceu uma parceria com o Centro de Diagnóstico Pneumológico Almada-Seixal (CDP) para a realização de consultas médicas no âmbito da tuberculose. No âmbito do Dia Mundial da Tuberculose, que se celebra amanhã, dia 24 de março, o diretor do serviço, Dr. Nuno Marques, faz o balanço da consulta especializada da patologia.

“Desde abril de 2022 que todas as consultas médicas do CDP têm sido asseguradas por uma equipa médica proveniente do HGO, contabilizando-se a realização de 3.034 consultas, só no ano passado. O painel de profissionais destacado pelo HGO é constituído por uma pneumologista e duas infeciologistas”, explica o Dr. Nuno Marques, diretor do Serviço de Infecciologia do HGO.

E acrescenta: “Os dados de 2019 e 2020 revelaram que a população dos concelhos de Almada e Seixal apresenta uma incidência de tuberculose superior à média nacional. Com ajuda do CDP, esta camada da população tem livre acesso ao atendimento médico, onde são asseguradas as fases de rastreio, diagnóstico e tratamento, desta doença estabelecendo-se a ligação aos cuidados hospitalares e a articulação com os centros de tratamento de referência da Tuberculose multirresistente”.

A 24 de março assinala-se o Dia Mundial da Tuberculose. “É essencial sublinhar que Portugal continua a ser considerado o país da Europa ocidental com taxas de incidência mais elevadas desta condição contagiosa, transmitida por via área e que afeta maioritariamente o sistema respiratório”, conclui o Dr. Nuno Marques.


Médico News

Médicos

ou