SIM SPORT CUF: o momento de preparação das equipas médicas desportivas

SIM SPORT CUF: o momento de preparação das equipas médicas desportivas

À semelhança dos jogadores, os elementos das equipas médicas da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) também se preparam para as competições, treinando em cenários simulados, que mimetizam diferentes episódios críticos para a saúde dos jogadores que podem acontecer em campo.

É neste âmbito que o Centro de Simulação da CUF e a FPF se juntam no SIM SPORT CUF, o Curso de Simulação Avançada em Medicina Desportiva. Durante a formação, foram realizados cenários realistas com recurso a um modelo de simulação de alta fidelidade que mimetizou cenários reais, tais como trauma de membros, cervical ou torácico, ou mesmo convulsões ou paragem cardiorrespiratória, com necessidade de reanimação avançada.

O Curso de Simulação Avançada em Medicina Desportiva – SIM SPORT CUF, é composto por três módulos, direcionado para aprender as técnicas e procedimentos em Medicina Desportiva, durante um primeiro momento, para que, neste segundo módulo que acompanhámos, as equipas possam aplicar esta aprendizagem. O terceiro módulo diz respeito à simulação in situ, recriando os cenários no campo de futebol.

Em entrevista, o Dr. Pedro Garcia, diretor clínico do Centro de Simulação CUF Academic Center, partilha que esta parceria é “muito importante porque capitaliza o melhor de dois mundos”.

Durante este dia, assistiu-se a três momentos: briefing, cenários de atuação e debriefing, “em que se catapulta conhecimentos e competências”. A simulação de alta fidelidade faz com que as pessoas consigam treinar competências técnicas e não técnicas como a comunicação, liderança, trabalho de equipa, explica o especialista.

O diretor clínico do Centro de Simulação CUF Academic Center esclarece ainda que “todos os formadores têm formação em instrução de simulação e, neste momento, o Centro de Simulação é uma escola de instrutores de simulação, garantindo acesso à infraestrutura tecnológica e a um corpo docente bem formado”.

A Dr.ª Rita Tomás, médica de seleções nacionais femininas da Federação Portuguesa de Futebol e coordenadora de Medicina Física e Reabilitação do Hospital CUF Descobertas, destaca que “o curso visa simular situações que se pode encontrar em jogos e treinos e preparar-se para responder de forma mais adequada e rápida, aumentando a probabilidade de sucesso”.

Por fim, o Dr. Paulo Beckert, coordenador clínico da FPF e coordenador da Unidade de Medicina Desportiva e Performance da CUF, partilha, de olhos postos no futuro, que o SIM SPORT CUF estará disponível para outras modalidades: “Estamos a abrir portas para que outros profissionais da área do desporto possam frequentar este tipo de instalações e, futuramente, o SIM SPORT estará disponibilizado para todos os profissionais.”

A News Farma acompanhou esta formação e captou os melhores momentos.

Médico News

Médicos

ou