Consulta de PrEP: “Diversificar e aumentar a variabilidade da reposta”

Dr. José Poças

Infecciologia

Consulta de PrEP: “Diversificar e aumentar a variabilidade da reposta”

O Dr. José Poças, infecciologista no Centro Hospitalar de Setúbal, foi o moderador da mesa-redonda que decorreu na tarde do segundo dia do XV Congresso Nacional de Doenças Infeciosas de Microbiologia Clínica e XIII Congresso Nacional VIH/SIDA. Veja as declarações em vídeo do especialista à Médico News sobre o paradigma atual das consultas de PrEP.


“PrEP: 5 anos depois…” é o tema da sessão que contou com a presença do Dr. José Poças que, em entrevista, começa por referir que “as pessoas que trabalham para os doentes no sentido comunitário e os médicos que assumiram a responsabilidade desta consulta estão completamente de acordo com a necessidade de rever toda a estratégia”, refere, considerando que foi “importante como pontapé de saída, mas atualmente já está completamente desatualizada”.

Neste sentido, o infecciologista aponta que o caminho passa agora por descentralizar estas consultas dos centro hospitalares. Ou seja, abranger outras unidades a realizar esta consulta, uma vez que “há pessoas que se sentem mais confortáveis a ir ao hospital e há outras que preferem recorrer a estruturas na comunidade.”

Em suma, na perspetiva do Dr. José Poças deve-se “diversificar e aumentar a variabilidade da reposta” de forma a tentar solucionar a questão.


Médico News

Médicos

ou