Consciencialização, comparticipação e equidade: os pilares para um futuro menos pesado

Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo

Consciencialização, comparticipação e equidade: os pilares para um futuro menos pesado

“Tratamento farmacológico da obesidade: presente e futuro” foi o tema apresentado pelo Prof. Doutor José Silva Nunes, nas 12.as Jornadas Práticas de Diabetologia e Obesidade em MGF da Zona Sul, que decorreram entre 2 e 4 de março. Em entrevista, o presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) abordou a temática, alertando para o problema. Veja o vídeo.

Sobre o presente, o Prof. Doutor José Silva Nunes refere que existem “formas eficazes de tratar a obesidade”, no entanto, defende que, “para tratar, primeiro é preciso reconhecer que a obesidade é uma doença” e que, por isso, “merece um tratamento que passa obrigatoriamente por uma intervenção dos estilos de vida – alimentação e exercício físico – só que em muitas situações não é suficiente”, explica.

Desta forma, declara que “é extremamente importante a ajuda medicamentosa” e acrescenta, todavia, que, em Portugal, os fármacos não são comparticipados. “Ou seja, não é promovida a equidade no acesso aos [tratamentos de obesidade], o que é um contrassenso porque a obesidade é mais prevalente nas classes sociais mais desfavorecidas”, afirma,

Como ponto final, o Prof. Doutor José Silva Nunes partilha que “a SPEO está a trabalhar em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) e com a ADEXO junto dos decisores políticos para que no futuro próximo se consiga contrariar essa situação”, conclui.


Médico News

Médicos

ou