Comunicação e foco no doente: a base do sucesso para gerir hipotiroidismo e IC
Quinta-feira, 23 Fevereiro 23 15:32
Prof.ª Doutora Sofia Baptista
Especial Tiroide
Comunicação e foco no doente: a base do sucesso para gerir hipotiroidismo e IC
Quinta-feira, 23 Fevereiro 23 15:32
“Hipotiroidismo e Insuficiência Cardíaca” é o tema da presente edição do projeto Especial Tiroide que contou com a perspetiva da Medicina Geral e Familiar, na voz da Prof.ª Doutora Sofia Baptista. Em entrevista à Médico News, a especialista descreve a relação, apontando qual deve ser a abordagem. Veja o vídeo.
“Esta glândula pequenina em forma de borboleta produz hormonas que afetam todos os órgãos e, de uma maneira particular, o coração”, salienta a Prof.ª Doutora Sofia Baptista, explicando que “quando há uma situação de hipotiroidismo, há uma menor utilização de oxigénio pelos tecidos”.
A especialista partilha ainda outra vertente importante: “O próprio hipotiroidismo afeta a expressão dos genes dos miócitos cardíacos, portanto, pode-se falar de várias alterações em termos cardíacos”.
Através da evidência científica mais atual, “o hipotiroidismo pode ser fator de risco e de agravamento da IC”. Ou seja, “a abordagem das duas doenças tem de ser vista de uma maneira plenamente integrada”, defende.
Como ponto final, a Prof.ª Doutora Sofia Baptista partilha alguns conselhos para uma melhor abordagem a estes doentes. Neste sentido, explana que “são duas patologias complexas na vertente da ótica do utente, do médico e da relação médico-doente”, considerando esta última “basilar”. Neste sentido, é necessário criar “vias de comunicação mais ágeis entre todos os médicos que gerem o doente para melhorar os cuidados prestados e até poupar recursos”.