“Pontes para o futuro” da Medicina Interna

Dr. Jorge Almeida

Medicina Interna

“Pontes para o futuro” da Medicina Interna

O Dr. Jorge Almeida, presidente do 29.º Congresso Nacional de Medicina Interna, partilha que, para o ano, a reunião decorre de 4 a 7 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, sob a coordenação do Centro Hospitalar Universitário de São João. Veja a entrevista.

Sob o mote “Pontes para o futuro”, a próxima edição promete ser “uma via de comunicação e uma garantia de desenvolvimento e de sucesso”, graças às diferentes pontes que se pretendem criar. Primeiramente, o especialista acredita que apenas com o apoio dos restantes hospitais da região do Porto se poderá “criar um congresso mais abrangente”, pelo que contam com o Hospital de Matosinhos, o Centro Hospitalar Universitário do Porto e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho para a sua organização e execução.

Com base na analogia das muitas pontes da região, a Medicina Interna deve também criar pontes entre as diferentes especialidades, “para garantir o próprio crescimento”. Mais do que isso, pontes e ligações entre as várias instituições e protagonistas dos sistemas de saúde são um passo para o futuro.

O presidente destaca o programa “vasto e diferenciado”, destacando o tema das controvérsias, em grande debate na próxima edição do congresso. “Pretendemos uma discussão mais prática dos pontos fundamentais da Medicina Interna.”

Por fim, apela à participação de todos os colegas, internistas e especialistas que se cruzam com a Medicina Interna, nomeadamente Medicina Geral e Familiar, “parceiros na gestão do doente na sua complexidade e percurso”. Este será o momento para “encertarmos mais esta ponte para o futuro”.

Inscreva-se no congresso e obtenha mais informações no site.


Médico News

Médicos

ou