Especialistas alertam para os riscos associados ao “uso e abuso” de corticoides sistémicos orais na asma grave

Cláudia Chaves Loureiro

Pneumologia

Especialistas alertam para os riscos associados ao “uso e abuso” de corticoides sistémicos orais na asma grave

Foram recentemente publicados no Pulmonology Journal os resultados do estudo ROSA (Reducing Oral corticoteroids in Severe Asthma) que derivou de uma discussão interpares das especialidades médicas de Imunoalergologia e Pneumologia. Deste estudo resultou um documento nacional de consenso que alerta para os riscos associados ao “uso e abuso” de corticosteroides sistémicos (CS) orais no tratamento do doente com asma grave. Em entrevista ao Médico News, a Prof.ª Doutora Cláudia Chaves Loureiro, pneumologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, além de uma das autoras deste estudo, reforçou a mensagem de que “é imperioso” que o uso de corticoides sistémicos orais seja “racionalizado e minimizado”, propondo-se, sempre que possível, a substituição da corticoterapia sistémica por outras “estratégias terapêuticas disponíveis”.

Por favor faça ou registe-se para aceder a este conteúdo


Médico News

Médicos

ou