1.º Congresso Português do Cancro do Pulmão: “Dias cheios de atividade, convívio e partilha de valores e experiências”

Dr.ª Teresa Almodôvar

Pneumologia

1.º Congresso Português do Cancro do Pulmão: “Dias cheios de atividade, convívio e partilha de valores e experiências”

O Centro de Conferência Tróia Design Hotel recebeu o 1.º Congresso Português do Cancro do Pulmão, nos dias 20 a 22 de outubro, para três dias recheados de atividade, convívio, partilha de valores e experiências entre especialistas de diferentes gerações e de diferentes áreas que diagnosticam ou tratam cancro do pulmão. A Dr.ª Teresa Almodôvar, presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, realiza um balanço muito positivo. “Para mim, foi um sucesso.” Assista à entrevista.

Este 1.º Congresso Português da especialidade, que surge no seguimento do Congresso do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, que já conta com 10 edições, teve 215 inscritos, “um número muito bom para um congresso monotemático”, e cerca de 40 apresentações de posters e comunicações orais. “Portanto, foram três dias muito ricos em partilha de experiências e muito convívio.”

Entre palestrantes e moderadores nacionais e internacionais de renome, a especialista destaca a sessão inicial “muito interessante” que “vai representar o futuro nesta área”, dedicada exclusivamente ao rastreio, aprendendo a partir de experiências europeias e de estudos internacionais. Este é um tema “muito interessante sobre o que será feito em Portugal” nos próximos anos. Além disso, o tratamento foi também tema de debate no congresso, destacando as novas terapêuticas de cancro do pulmão para alvos tratáveis.

A presidente agradece a todos os especialistas da área do cancro do pulmão, desde o diagnóstico ao tratamento, à indústria farmacêutica, à organização e aos colegas que participaram no congresso para partilhar as suas ideias.

Por fim, a presidente acredita que o Congresso Português do Cancro do Pulmão “tem pernas para andar” e por isso a 2.ª edição deverá realizar-se em outubro de 2024.


Médico News

Médicos

ou